top of page
Quem Somos

 

“Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer” (Michel Odent)

 

Este é o nosso sonho, que se expressa em nossos produtos sociais, educativos e souvenirs, que estão profundamente conectados com os saberes tradicionais das parteiras, das rezadeiras, das raizeiras, aliados com as manifestações da cultura brasileira, com as diversas formas de promoção da saúde plena e da prosperidade.

FUNDADORA
Lilian Galvão

 

Desde os 10 anos de idade Lilian se viu engajada em projetos e ações comunitárias. Aos 17 anos partiu para uma aventura: estudar Psicologia. No percurso acadêmico, esteve engajada em Ong com foco em hiv/aids; pediatria hospitalar; distritos educativos na periferia urbana; pastoral universitária; projetos com foco em artes, educação inclusiva e direitos humanos; moradores de cortiços; uso abusivo do álcool e outras drogas; juventudes e mundo do trabalho. Iniciou a carreira como psicóloga e consultora na área de educação em saúde, atuando em projetos para o desenvolvimento inclusivo. Em 2002 imigrou para a Escócia, numa aventura de aprendizagem numa comunidade-escola e viveu com crianças e adolescentes com deficiências. Lá aprendeu sobre Curative Education, baseada nos princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf.

De volta ao Brasil, desenvolveu o Projeto Pipa, com foco na educação preventiva por meio da arte e da psicoeducação de jovens e adultos com deficiências, projeto que concedeu apresentações internacionais e o prêmio Saúde Brasil - 2007. Após o lançamento do vídeo documentário Pipas no Ar (apoiado pela UNESCO), decidiu mudar da capital paulista para uma cidade de 11 mil habitantes, no litoral da Paraíba, assumindo um trabalho em contexto permeado por vulnerabilidades sociais.

 

No período entre 2005 – 2010, ingressou na ONG Apôitchá onde trabalhou intensamente com foco na cultura, nas artes integradas em vistas ao desenvolvimento de uma comunidade vulnerável. Nesta ONG fundou e foi gestora da Casa Lar, Jardim de Infância e Espaço de Saúde Integrativa ‘A Roda do Sol’. Fruto deste trabalho é o livro: Da semente aos frutos: Apôitchá- história e memória de uma organização aprendente. Nesta época, ainda atuou como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e apoiou o despertar da Rede de Proteção local de Lucena, na Paraíba. Em 2010, tornou-se colaboradora do Instituto C&A e consultora associada da Avante-Educação e Mobilização Social, assumindo assessoria técnica para a formação continuada de coordenadoras pedagógicas no contexto do projeto de educação infantil Paralapracá.

 

No seu percurso profissional, destacam-se outras consultorias  e atividades marcantes: formadora no Programa Saúde e Prevenção nas escolas do Ministério da Saúde; pesquisadora do PNUD no BPC Trabalho (MDS); pesquisadora, formadora e autora de materiais no Incluir Brincando (UNICEF); Formadora de profissionais da arte-educação em redes municipais e estaduais; consultora para a criação de conteúdos em EaD e outros materiais técnicos; mobilizadora de recursos para projetos; parceira de ideias sustentáveis; conselheira e psicoterapeuta; acompanhante terapêutico de pessoas com deficiências; diretora e conselheira voluntária em Ong´s. Desde 2015, reside em Alto Paraíso de Goiás, coração da Chapada dos Veadeiros, Goiás, Brasil.

bottom of page