top of page
Na Luz do Partejar
Na Luz do Partejar

NA LUZ DO PARTEJAR é um projeto de convergência de ações focadas no objetivo de fortalecimento da cultura popular e tradicional, da ação política e dos direitos humanos, trazendo ao centro do diálogo o Direito de Nascer em plenitude e a valorização dos Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais. NA LUZ DO PARTEJAR revela e celebra o partejar e o parto tradicional como fenômeno cultural, político e social.

 

O projeto também fortalece a deliberação da Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial do IPHAN, que, no início de 2016 deliberou pela pertinência do pedido de Registro dos Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais do Brasil, encaminhando o processo para instrução técnica, quando deverá ser definido acuradamente o objeto de Registro, a territorialidade nacional do bem cultural, a grande diversidade cultural desses saberes e práticas e as recomendações de salvaguarda do mesmo.

 

NA LUZ DO PARTEJAR é uma realização do Movimento Curador e da marca social A PARTEIRA, que tem se dedicado de forma voluntária na gestão e realização de módulos formativos e ações estratégicas do projeto. No primeiro Módulo formativo NA LUZ DO PARTEJAR, realizado em Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros - Goiás, entre os dias 28 de abril – 1º maio de 2017, contou com cerca de 40 participantes, entre doulas, ativistas do parto humanizado, parteiras/os aprendizes, artistas e curadores/as.

 

A anfitriã do encontro foi a matriz e fonte de riqueza sociocultural da Chapada dos Veadeiros, Sra. Florentina Pereira dos Santos, conhecida como ‘ Dona Flor’, goiana, 79 anos, parteira, raizeira, quilombola. Aos 18 anos realizou o primeiro parto. Ajudou a própria mãe. Depois, chegaram muitos outros, mais de 300 ‘ela pegou’. A sabedoria dela vem, principalmente, da intuição, dos conhecimentos passados por gerações e das plantas do cerrado, que conhece tão bem. Recebeu o título Celebridade do Alto, em 2015, pela Associação Veadeiros. Foi protagonista do documentário Flor do Moinho produzido por Erika Bauer e Flor dos Santos, cineastas brasilienses, e ainda, foi entrevistada e ganhou destaque no longa-metragem internacional

Lançado em 2016, da artista Marina Abramovic ‘Espaço Além’. Dona Flor vive no Povoado Moinho, fundamentalmente formado por descendentes e remanescentes quilombolas.

 

No primeiro módulo, contamos ainda, com a presença ilustre de Dona Prazeres, patrimônio vivo do Estado de Pernambuco, parteira tradicional e enfermeira, que contribuiu com a formação do grupo, de forma espetacular. Um portfólio do primeiro módulo se encontra disponível online:

 

www.facebook.com/naluzdopartejar

Fotos do Evento
Módulo I - Alto Paraíso de Goiás
Fotos do Evento
Módulo II - Olinda | PE
bottom of page